Caminho de Peabiru

De Lá Pra Cá – 27/11/2011

http://youtu.be/7SojNJmu4NM

Peabiru 1

Antes da chegada de Cristovão Colombo e de Pedro Alvares Cabral na América, existia uma longa e misteriosa estrada, utilizada pelos indígenas, para interligar o Oceano Atlântico ao Pacífico. Ela passava pelas terras que hoje fazem parte do Brasil, do Paraguai, da Bolívia e do Peru; cortando matas, rios, pântanos e montanhas, num percurso de aproximadamente cinco mil quilômetros. Esta estrada se chamava “Caminho de Peabiru”.

O primeiro homem branco a registrar a existência dessa trilha foi o jesuíta Pedro Lozano, no início do século dezessete, no livro história da conquista do Paraguai, Rio da Prata e Tucumán. Os estudiosos se dividem em relação as suas origens e utilidades.

Participam deste De Lá Pra Cá: Mercio P. Gomes (antropólogo, realizou o estudo “O Caminho Brasileiro para a Cidadania Indígena”, do livro História da Cidadania), Rosana Bond (jornalista e pesquisadora, autora do livro “História do Caminho de Peabiru”), Igor Chmyz (arqueólogo, na década de 1970, coordenou uma equipe da Universidade Federal do Paraná, que identificou 30 quilômetros da trilha do Caminho de Peabiru) e José R. Bessa (professor da UNI-Rio/UERJ autor do livro “Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro”).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s